Quais são as áreas de sucesso de sua empresa e quais precisam melhorias?
26 de janeiro de 2024Saiba como calcular o ROI, índice importante para o sucesso de uma empresa
5 de março de 2024Quem pensa em investir, pensa em crescer e isso é muito importante, acredite! Porém no momento de investir, seja com recursos próprios ou buscando investidor externo, surge uma insegurança quanto ao momento certo.
É muito importante ter o objetivo bem-sinalizado e saber quais são os riscos possíveis. Especialistas indicam a necessidade de se estar consciente da saúde financeira da empresa antes de investir, e por isso falam dos 6 passos que podem ajudar na decisão:
1 – Organize suas finanças – Com disciplina e controle rígido, tenha sempre o fluxo do seu financeiro antes de qualquer novo investimento. Utilize-se de software específico para isso, e se já tem implantado observe a estabilidade do negócio, uma forma de reduzir eventuais riscos.
2 – De olho no mercado – Esteja muito atento ao seu negócio junto ao mercado e entenda as flutuações que ocorrem. Analise a demanda do seu produto ou serviço e, se estiver vivenciando momentos difíceis, talvez seja hora de outras apostas ou aguardar um melhor cenário.
3 – Trabalhe com dados atualizados semanalmente – Isso vale para as vendas, as entregas, as despesas, os recebimentos, os rendimentos brutos e líquidos, o fluxo de caixa. O controle financeiro é muito importante para tomar decisões certas também para investir, e para não correr riscos.
4 – Faça uma revisão dos custos da empresa – Tudo o que puder economizar é importante, desde pequenas despesas como água, energia elétrica, telefone, descartáveis e outros elementos que, na soma mensal/anual significam valores altos. Muitas empresas conseguem reinvestir o que economizam em atos simples.
5 – Para maior segurança antes de investir, estabeleça metas – Comece com metas básicas e teste possibilidades mais avançadas. Essa é uma forma de sondar a capacidade do crescimento do negócio e então investir com maior segurança.
6 – Investimento em pequenas empresas – Deve iniciar ainda mais com calma e muita precisão. Ter o cuidado de analisar as finanças, ter o controle do fluxo de caixa e então perceber que está na hora de investir! Começar devagar com menor risco e seguir acompanhando.
O tempo certo de Investir na empresa é quando se tem a clareza dos objetivos, estar atento ao mercado, ter a segurança dos lucros e assim uma maior tranquilidade para apostar.
Fonte: Como saber a hora certa de investir mais no seu negócio? (bizcapital.com.br)
Invista também numa contabilidade que seja seu aliado nos mais diversos momentos da sua organização. Conte com a nossa equipe!